Qual a utilidade do feno?
O feno é ótimo para ser utilizado na alimentação do rebanho. Por ser feito de forragens mistas, apresenta melhor valor nutricional se comparado a outros volumosos, visto que, com o processo de fenação, é possível fazer uma rápida desidratação das plantas forrageiras. Isso garante que seus nutrientes sejam mantidos por longos períodos, se bem armazenados.

Como o clima do Brasil é muito variado, a técnica de fenação é adequada para os produtores terem alimentos de qualidade para o seu rebanho, durante todo o ano.
Produção do feno
Embora as variações climáticas interfiram diretamente na produção e qualidade do feno, é possível a sua produção no Brasil, nos períodos chuvosos.
Muitas espécies de forrageiras podem ser utilizadas, como a alfafa, gramíneas de ótima qualidade, aveia, azevém perene, capim-sudão, timóteo, entre outras. Mas as que atingem rapidamente o ponto do feno são as mais indicadas, sendo preciso usar as tecnologias e equipamentos certos para cada tipo.
As forrageiras mais indicadas são as gramíneas do gênero Cynodon, como a coastcross, florakirk e a Tifton, pois elas têm o caule fino, muitas folhas, boa tolerância a cortes, ótimas para produção de forragem.
Processo de fenação
Após compreender bem o processo de fenação, ele é considerado de fácil utilização, mas que precisa de cuidados básicos. Essa técnica contribui para viabilizar economicamente a agropecuária e para aumentar os índices zootécnicos.
Após escolher a planta ideal, os equipamentos e tecnologias corretas é hora de fazer o feno.
Etapas da fenação
A fenação apresenta as seguintes etapas:
Ceifar: é o momento do corte e precisa ser feito pela manhã, com o tempo seco e bom. Esse processo pode ser feito pelas segadoras ou segadoras condicionadoras, que auxiliam na secagem.
Virar: após o corte, o material precisa ser virado várias vezes para a ação do sol e do vento facilitar a secagem do feno. Esse processo pode ser feito pelos equipamentos espalhadores.
Enleirar: é o processo pode ser feito pelos enleiradores, onde os materiais que não foram usados até o final do dia, são unidos para evitar que o feno seja lavado, caso chova.
Enfardar: é o momento onde o feno é compactado e transformado em fardos para ser comercializado e armazenado. Os fardos, produzidos pelas enfardadoras, podem ter o formato retangular, de 12 kg a 15 kg, ou no formato redondo que pode pesar até 500 kg.
Armazenamento
Após todas as etapas, o feno precisa ser armazenado em local coberto e evitar utilizar plásticos para evitar incêndios devido à possibilidade de um grande aquecimento.
Em todas as etapas da fenação, existem máquinas e equipamentos adequados para facilitar todo o processo. Na Kuhn Brasil você encontra os melhores, podendo optar pelos equipamentos combinados que realizam duas etapas.
Kuhn Brasil
A Kuhn Brasil é uma empresa inovadora que usa as melhores tecnologias para a produção dos alimentos. Portanto, oferece os melhores equipamentos e máquinas, visando atender as necessidades de todos os tipos de produtores, de pequeno a grande porte.
A Kuhn tem o compromisso de ajudar as futuras gerações a produzirem sempre mais, com menos recursos, porém com maior qualidade e protegendo a biodiversidade.
Outros notícias

Cana-de-Açúcar na alimentação de bovinos de corte: Como usar e quais seus benefícios na alimentação animal
A cana-de-açúcar é uma planta amplamente cultivada para a produção de açúcar, mas seu uso na alimentação animal tem ganhado destaque devido ...

Kuhn consolida presença em Goiás na Tecnoshow Comigo
Evento repetiu o sucesso de outras feiras neste ano para a multinacional francesa

Agricultura Regenerativa: seria ela o futuro da produtividade sustentável?
A agricultura regenerativa tem se destacado como uma solução inovadora para o agronegócio, promovendo a recuperação do solo e a sustentabili...