Terminais ISOBUS

CCI 800 Terminal

O monitor CCI 800 de 8" tem o tamanho ideal para controlar um grande número de máquinas: controle suas máquinas com eficiência!

O que é ISOBUS?

O ISOBUS (ISO 11783) é um protocolo de comunicação padronizado usado em máquinas agrícolas e florestais. O principal objetivo é permitir a integração plug & play entre veículos (por exemplo, tratores) e implementos (por exemplo, pulverizadores) de vários fabricantes. O protocolo é baseado na Rede de Área do Controlador (barramento CAN). Especificamente, ele foi derivado do protocolo SAE J1939 usado na maioria dos veículos pesados (incluindo a maioria dos tratores).

 

Por que o protocolo ISOBUS foi criado?

Antes da criação do padrão ISOBUS, a interoperabilidade entre diferentes marcas de sistemas eletrônicos era complicada e, às vezes, impossível. Diferentes terminais de controle foram necessários para diferentes combinações trator/máquina. O sistema ISOBUS resolveu problemas de incompatibilidade na agricultura, padronizando a comunicação entre ferramentas, seja qual for a marca. Ele tornou possível a comunicação entre diferentes máquinas e equipamentos certificados, para que você possa gerenciar diferentes marcas de máquinas com apenas um terminal.

 

Quem criou o ISOBUS?

A norma ISOBUS foi uma joint venture envolvendo os principais fabricantes de máquinas e equipamentos agrícolas. Em 2008, a Agricultural Industry Electronics Foundation (AEF) foi criada para acelerar o desenvolvimento. Esta organização fornece diretrizes adicionais para a norma ISO, bem como definições precisas de funcionalidade ISOBUS.

 

Quem certifica a norma ISOBUS?

Para validar a compatibilidade de soluções e equipamentos ISOBUS, a AEF implementou um sistema de certificação de funcionalidades ISOBUS. Um banco de dados on-line (https://www.aef-isobus-database.org) contém todos os testes de certificação. É fácil verificar se tratores, máquinas, terminais e até mesmo softwares de gestão agrícola são compatíveis, selecionando o equipamento em questão. A KUHN é membro da AEF e contribui para o desenvolvimento do padrão ISOBUS.

 

KUHN e a CCI:

A KUHN também é membro fundador do CCI (Competence Center ISOBUS), criado em 2009 em colaboração com outros fabricantes. O objetivo da CCI é desenvolver soluções inovadoras ISOBUS para controle de equipamentos, como terminais e joysticks, bem como softwares para automatizar funções via GPS, para atender às crescentes necessidades em Agricultura de Precisão e registro de trabalho.

 

Quais máquinas KUHN são compatíveis com ISOBUS?

Muitas máquinas KUHN vêm com tecnologia ISOBUS certificada pela AEF, como padrão:

  • Semeadoras
  • Tanque frontal
  • Semeadora para plantio direto e mínimo
  • Semeadora de precisão
  • Distribuidores de fertilizantes
  • Pulverizadores montados e de arrasto
  • Enleirador de quatro rotores
  • Segadoras condicionadas e montadas de arrasto
  • Enfardadoras de fardos cilíndricos e de alta densidade
  • Empacotadoras combinadas
  • Empacotadoras
  • Arados

Estas máquinas são compatíveis com os terminais ISOBUS encontrados no mercado. Além disso, a KUHN fornece soluções totalmente personalizadas desenvolvidas para nossas máquinas, como nossos terminais ISOBUS com certificação AEF:

  • Terminal CCI 1200 –12,1" 
  • Terminal CCI 800 – 8"
  • Terminal VTI 60 – 5,7"

A KUHN também oferece um joystick ISOBUS, o CCI A3, que exibe todas as funções em uma tela sensível ao toque para que você possa visualizar e ativar as funções diretamente.

Além disso, soluções de Agricultura de Precisão estão disponíveis para os terminais CCI 800 e CCI 1200, tais como:

  1. Controle de Seção: Controle automatizado de funções, por GPS, em cabeceiras ou em pontos de campo.
  2. Assistência de orientação: Assistência com direção de precisão.
  3. Tramitação por GPS: Pontos de referência precisos marcados no terreno.
  4. Modulação da taxa de aplicação dentro da parcela: Adapta as taxas de aplicação (fertilizantes, sementes, etc.) às variações na parcela. Esta função é compatível com muitas soluções de modulação diferentes.
  5. Documentação e registro do trabalho: Acompanhamento detalhado das operações realizadas no terreno.
  6. Troca de dados entre diferentes softwares de gestão agrícola via Agrirouter.

 

Não se esqueça de verificar as especificações da máquina para se certificar de que as diferentes soluções estão disponíveis para elas.

Preview Brazil on a map