Por que as abelhas são essenciais para a sustentabilidade do planeta?
Enquanto você está lendo este artigo, as abelhas estão espalhadas pela natureza, trabalhando incansavelmente para fazer mel.
Ao se alimentar do néctar e do pólen das flores, elas transportam o pólen de uma flor para outra, possibilitando a fecundação e a formação de frutos e sementes. Esse processo é chamado de polinização.
É por isso que as abelhas são essenciais.
Fazendo isso, as abelhas são responsáveis por cerca de 80% da polinização das plantas no mundo. Incrível, não é? Isso significa que elas contribuem para a produção de alimentos, a conservação da biodiversidade e o equilíbrio dos ecossistemas.
Insetos pequenininhos, com uma contribuição enorme para a sustentabilidade do planeta.
Muitas culturas dependem das abelhas para aumentar a produtividade e a qualidade dos alimentos, como frutas, legumes, oleaginosas, café, cacau, mel (é claro) e outros produtos derivados.
Outro ponto importantíssimo é que a polinização ajuda a preservar a diversidade genética das plantas. Isso é perfeito para a adaptação delas às mudanças climáticas e a resistência a pragas e doenças.
Percebeu a importância das abelhas e da polinização?
É exatamente por isso que elas são consideradas indicadores da saúde ambiental, por serem sensíveis às alterações no clima, na poluição, no uso do solo e na disponibilidade de recursos.
Ou seja, se as abelhas estão sofrendo, quer dizer que o meio ambiente também está sofrendo, sendo um risco para a cadeia alimentar e o equilíbrio ecológico.
A redução da população de abelhas pode causar um efeito cascata na cadeia alimentar, porque muitas plantas dependem da polinização para a produção de frutos e sementes.
Infelizmente, isso está acontecendo.
As abelhas estão enfrentando sérias ameaças em todo o mundo. Fatores que estão ameaçando a reprodução e o desenvolvimento das abelhas. É fundamental para o planeta que a gente aprenda a protegê-las.
Algumas ações simples que podemos fazer são:
Plantar flores nativas e diversificadas em nossos jardins, varandas, quintais e espaços públicos, para oferecer alimento e abrigo para as abelhas.
Usar inseticidas, herbicidas e fungicidas de maneira consciente, conforme a orientação correta, cuidando para não contaminar as colmeias.
Apoiar os apicultores locais, que cuidam das abelhas e produzem mel e outros produtos de forma sustentável e responsável.
Respeitar as abelhas e não perturbá-las ou destruí-las, pois elas são pacíficas e só atacam em caso de defesa.
Conscientizar outras pessoas sobre a importância das abelhas e a necessidade de preservá-las, compartilhando informações e conhecimentos.
Insetos tão trabalhadores merecem nosso respeito, não merecem?
Então, respeite os períodos corretos de aplicação de defensivos químicos. Faça isso antes da florada para não causar a morte dos insetos ou confundi-los (as abelhas não conseguem voltar para a colmeia se não sentirem o rastro de odores, ou dos feromônios ou do pólen).
Lembre-se que o processo de polinização é potencializado com a proximidade da vegetação nativa em áreas cultivadas. Isso melhora a produtividade e a manutenção das colheitas.
São essas pequenas ações de preservação que garantem a sustentabilidade, juntamente com melhores retornos financeiros no campo.
Vamos juntos fazer a nossa parte?
Outros notícias
Como escolher o melhor horário para pulverização
A pulverização é essencial no controle de pragas em culturas, enfrentando, enfrentando insetos, fungos, nematóides e plantas daninhas. Contu...
Dessecação Pré-Plantio de Soja
Antes de iniciar o plantio de soja, uma das etapas mais críticas para garantir uma boa colheita é a preparação adequada do solo. A dessecaçã...
Expansão no MT: Agriparts inaugura nova revenda Kuhn do Brasil em Sorriso
Essa é quarta unidade da Agriparts, que há dois anos integra a rede de Revendas Prime da multinacional francesa em solo nacional