O que você precisa saber sobre segadoras condicionadoras
Também chamada de ceifadeira ou segadeira, é utilizada para cortar forragens – transformado em feno ou pré-secado para alimentação animal em período de seca.
No mercado de implementos agrícolas, existem diferentes modelos de segadoras condicionadoras, obedecendo às preferências, condições e exigências de cada fazenda, mas com um objetivo comum: obter forragem de qualidade.

O que você precisa saber sobre segadoras condicionadoras
As segadoras são implementos agrícolas usados para cortar forragens, usada como alimentação para o gado, tanto de corte como de leite. Graças aos avanços tecnológicos, agora é possível calcular e medir a necessidade de nutrientes essenciais para uma alimentação de qualidade.
Existem muitos modelos de segadoras que podem ser encontrados no mercado, de acordo com as exigências de cada produtor, no entanto, as segadoras de discos com condicionadores tornaram-se mais populares por sua eficácia na hora de conservar os nutrientes da espécie forrageira a ser cortada.
E qual a utilidade da forragem?
O feno é uma boa opção para ser utilizada na alimentação do rebanho.
Apresenta melhor valor nutricional se comparado a outros volumosos, visto que, com o processo de fenação, é possível fazer uma rápida desidratação das plantas forrageiras. Isso garante que seus nutrientes sejam mantidos por longos períodos, se bem armazenados.
O pré-secado contém maior teor de umidade, sendo mais palatável. Seu processo produtivo é mais rápido, preservando o potencial nutritivo da forragem, para fazer a conservação deste fardo é necessário o empacotamento com filme plástico, assim podendo ser armazenado no tempo.
Etapas da fenação
A fenação apresenta as seguintes etapas:
Corte: é o momento inicial e precisa ser feito pela manhã, com o tempo seco e bom. Esse processo pode ser feito pelas segadoras ou segadoras condicionadoras, que auxiliam na secagem.
Virar: após o corte, o material precisa ser virado várias vezes para a ação do sol e do vento facilitar a secagem da forragem. Esse processo pode ser feito pelos equipamentos espalhadores.
Enleirar: é o processo pode ser feito pelos enleiradores, onde os materiais que não foram usados até o final do dia, são unidos para evitar que a forragem seja lavada, caso chova.
Enfardar: é o momento onde a forragem é compactada e transformada em fardos para ser comercializado e armazenado. Os fardos, produzidos pelas enfardadoras, podem ter o formato retangular, de 12kg a 15kg, ou no formato redondo que pode pesar até 500kg.
Embalar: Quando for produção de pré-secado, esta última etapa é realizada pelas empacotadoras, a fim de proporcionar a conservação dos fardos.
Outros notícias

Cana-de-Açúcar na alimentação de bovinos de corte: Como usar e quais seus benefícios na alimentação animal
A cana-de-açúcar é uma planta amplamente cultivada para a produção de açúcar, mas seu uso na alimentação animal tem ganhado destaque devido ...

Kuhn consolida presença em Goiás na Tecnoshow Comigo
Evento repetiu o sucesso de outras feiras neste ano para a multinacional francesa

Agricultura Regenerativa: seria ela o futuro da produtividade sustentável?
A agricultura regenerativa tem se destacado como uma solução inovadora para o agronegócio, promovendo a recuperação do solo e a sustentabili...