Entenda as vantagens e como começar um sistema de plantio direto
Aqui você vai entender o que é o plantio direto, as vantagens e desvantagens e também como implementar esse sistema na sua lavoura.
Cerca de 90% das áreas com lavouras de grãos no Brasil utilizam o SPD (sistema de plantio direto), segundo a FEBRAPDP - Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação.
Essa técnica vem revolucionando a agricultura mundial, trazendo benefícios econômicos e ambientais, aumentando a produtividade, conservação e melhoria do sistema produtivo.
Por isso fizemos esse conteúdo, vamos sanar todas as suas dúvidas sobre os benefícios do plantio direto.
O que é
O plantio direto é um sistema onde o plantio é feito sem as etapas do preparo convencional da aração e da gradagem. Dessa forma ele garante as características físicas, químicas e biológicas do solo, mantendo-o sempre coberto por plantas em desenvolvimento e por resíduos vegetais, protegendo do impacto direto das gotas de chuva, do escorrimento superficial e das erosões hídrica e eólica
Ele é definido como o processo de semeadura em solo não revolvido, e tem os seguintes fundamentos:
- eliminação ou redução de preparação do solo
- formação e manutenção da cobertura do solo (cobertura morta)
- rotação de culturas
- uso de semeadoras específicas
Na década de 1970 o plantio direto começou a ser praticado no Brasil, pelo pioneiro Herbert Bartz, de Rolândia, no Paraná.
Vantagens do Sistema de Plantio Direto
O plantio na palha tem vantagens bem claras, como:
- redução e eliminação de operações de preparo de solo
- controle da erosão do solo
- elevação da matéria orgânica disponível no solo
- melhoria da estrutura do terreno
- redução da perda de água da terra
- equilíbrio na temperatura do solo
- aumento da atividade biológica
- redução das operações com maquinários
- mais controle na época da semeadura
- sequestro de carbono no solo, o que evita a liberação excessiva desse gás para a atmosfera
- quebra de ciclo de insetos e doenças pela rotação de cultura
A garantia de um nível menor de oxidação da matéria orgânica se dá porque o solo é mantido sem revolvimento. Dessa forma ele fica mais livre de contaminações e ainda preserva seus nutrientes. Além disso a palha e os restos materiais evitam as oscilações altas de temperatura durante o dia, pois isolam a superfície.
Como nesse sistema temos menos preparação do solo, o uso de maquinário também diminui, consumindo menos combustível e evitando o desgaste de máquinas. Outro benefício é a flexibilidade, pois o plantio pode ocorrer logo após a colheita.
Desvantagens
Os principais contras ao plantio direto são a necessidade de um conhecimento técnico maior, o controle de erva-daninhas e a compactação do solo. Dessa forma temos:
- mais incidência de pragas
- maior uso de defensivos
- dificuldade de germinação de sementes em terras úmidas
Para diminuir os pontos negativos, o ideal é fazer um melhor controle das pragas e prestar atenção nas correções do solo.
Como começar um Sistema de Plantio Direto?
Primeiro temos que observar os princípios dessa técnica, são eles:
- eliminação ou diminuição do preparo do solo
- uso de defensivos agrícolas para controle de plantas invasoras
- manutenção da cobertura morta para combater a erosão
- para evitar problemas por aragens feitas anteriormente, deve-se fazer eliminação da compactação ou camadas adensadas antes da implantação
Após isso, é necessário definir quais serão as culturas, definindo qual será a modalidade de diversificação e quais épocas do ano dos cultivos.
Um ponto que não pode ser esquecido no planejamento é a estrutura de máquinas que serão utilizadas. É necessário pensar em todas as etapas: plantio, pulverização, colheita e manejo das culturas de cobertura.
Se possível peça ajuda a um profissional da área, ele pode te economizar tempo e dinheiro.
Conclusão
Como podemos perceber o principal desafio do plantio direto é a exigência de muitos conhecimentos técnicos, e saber manejar as variações da lavoura aumentando a eficiência no uso dos insumos.
O plantio direto traz diversos benefícios de longo prazo para o agricultor e para o meio-ambiente, reduzindo custos, melhorando a produtividade além de preservar o solo.
Ficou com alguma dúvida? Deixa aqui nos comentários e vamos continuar essa conversa.
Referências:
FEBRAPDP - https://febrapdp.org.br
Outros notícias
Como escolher o melhor horário para pulverização
A pulverização é essencial no controle de pragas em culturas, enfrentando, enfrentando insetos, fungos, nematóides e plantas daninhas. Contu...
Dessecação Pré-Plantio de Soja
Antes de iniciar o plantio de soja, uma das etapas mais críticas para garantir uma boa colheita é a preparação adequada do solo. A dessecaçã...
Expansão no MT: Agriparts inaugura nova revenda Kuhn do Brasil em Sorriso
Essa é quarta unidade da Agriparts, que há dois anos integra a rede de Revendas Prime da multinacional francesa em solo nacional