Notícias e eventos
Know-how

Como corrigir a acidez do solo?

A acidez do solo é uma das principais características que influenciam na produção agrícola, pois a maioria das culturas se desenvolve melhor em solos com pH levemente ácido. O solo brasileiro apresenta naturalmente acidez acima do ideal, além disso, existem vários fatores que contribuem para o processo de acidificação.

O pH do solo: conceitos de acidez, neutralidade e alcalinidade

O pH se refere à quantidade de íons de hidrogênio (H+) presentes na composição do solo. Dependendo da quantidade desse elemento o solo apresenta, ele se caracteriza como ácido, neutro ou alcalino. O ideal para a maioria dos cultivos, é o solo levemente ácido com faixa de valores de pH entre 6,0 e 6,5.

Classificação de pH do solo:

 

  • acidez do solo: a maioria dos solos ácidos encontrados no Brasil, tem o valor de pH entre 4,0 e 7,0;
  • neutralidade do solo: quando o solo apresenta pH 7,0 é considerado neutro;
  • alcalinidade do solo: o solo alcalino é caracterizado por apresentar valores de pH entre 7,0 e 9,0.

Causas da acidez no solo

Existem vários fatores que podem levar ao processo de acidificação do solo, entenderemos melhor cada um deles a seguir:

Acidificação natural do solo

O processo de degradação das rochas que formam o solo, que dura milhares de anos, pode causar acidificação natural do mesmo. Isso ocorre devido a condições como a deterioração das rochas pela água da chuva, intemperismo, atividade microbiológica e outros fatores relacionados à formação do solo.

Acidificação pelo manejo do solo

O próprio cultivo é um fator que causa a acidificação do solo, pois ele acelera o ciclo das matérias orgânicas. Outro fenômeno causado pela produção agrícola que leva a acidez é a lixiviação, retirada e transporte de nutrientes do solo superficial pela ação da água.

Consequências da acidez do solo

Diminuição da disponibilidade de nutrientes

O solo com acidez aumentada afeta a disponibilidade da maioria dos nutrientes essenciais ao desenvolvimento das plantas, prejudicando o crescimento das raízes e sua capacidade de absorver a água e os nutrientes. Em consequência, diminui a produtividade.

Aumento da disponibilidade de elementos tóxicos para as plantas

Um solo ácido também causa o aumento na disponibilidade de elementos tóxicos para as plantas, como o alumínio.

Como corrigir acidez no solo

Análise do solo

Antes de qualquer coisa, deve ser realizado um teste para analisar o nível de acidez do solo, e outras características. Dessa forma, é possível calcular as medidas necessárias para a correção do pH para a faixa ideal de cultivo.

Após a realização dessa análise, existem algumas práticas de correção que podem ser adotadas. A mais comum e efetiva é a calagem.

Calagem

A calagem é a correção da acidez do solo adicionando calcário, entre as práticas utilizadas para esse fim, a calagem é a mais efetiva e com melhor retorno econômico. Isso porque, seus efeitos podem se manter por até vinte anos.

A calagem traz outros benefícios para a produção agrícola, entre eles:

 

  • eliminação de substâncias tóxicas, como o alumínio;
  • diminuição da lixiviação;
  • aumenta a disponibilidade de nutrientes essenciais às plantas, como cálcio e magnésio, entre outros;
  • contribui para a eficiência de fertilizantes;
  • diminuição da compactação do solo.

Para trazer os efeitos desejados e evitar problemas com a calagem mal aplicada ou em excesso, ela deve ser feita em quantidade adequada a análise do solo e na época correta.

É indicado realizar a distribuição e posterior incorporação do calcário ao solo, sempre de modo uniforme. O preparo do solo deve ser feito de dois a três meses antes do plantio, pois a calagem precisa desse tempo para surtir efeito.

Kuhn Brasil

A Kuhn Brasil oferece uma linha completa de equipamentos, atendendo a qualquer uma de suas necessidades. Entre eles, estão máquinas agrícolas para o gerenciamento dos cultivos, manutenção de paisagem, pecuária e produção de forragem.

Clique aqui e saiba mais.

Outros notícias

Todas notícias